Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024

Caça dos Estados Unidos entra em combate no Mar Vermelho e Rússia e Irã pedem reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU

Segunda 15/01/24 - 6h56

O grupo rebelde Houthis lançou um míssil contra um navio americano no Mar Vermelho neste domingo (15), mas foi interceptado por um caça-jato dos Estados Unidos, conforme informado pelo Comando Central norte-americano.

Não foram registrados feridos nem danos. O ataque dos Houthis foi direcionado a um navio americano na região sul do Mar Vermelho.

É o primeiro ataque reconhecido pelos americanos desde os bombardeios conduzidos pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido contra alvos dos Houthis no Iêmen.

A operação teve início na madrugada de sexta-feira (12), segundo o horário local, um dia após os Houthis realizarem ataque nas rotas comerciais do Mar Vermelho.

Americanos e britânicos classificaram a ação como um "ato de legítima defesa".

Porta-voz dos Houthis a considerou "injustificada", prometendo continuar os ataques a navios com destino a Israel no Mar Vermelho.

Os Houthis alegaram a morte de cinco soldados e ferimentos em outros seis.

O Irã, Rússia e Omã condenaram a missão, com a Rússia solicitando uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os bombardeios realizados na sexta-feira envolveram submarinos, navios e aeronaves, representando os primeiros ataques contra o grupo desde que os rebeldes iniciaram os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho no final de 2023.

Os Houthis, apoiados pelo Irã, têm realizado ataques contra navios comerciais em resposta aos bombardeios de Israel na Faixa de Gaza, além de controlarem uma parte significativa do Iêmen.


***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais