Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024

Forças dos Estados Unidos e da Inglaterra voltaram a atacar grupo rebelde na capital do Iêmen, neste sábado. Pelo local, circulam 15% dos navios mundiais

Sábado 13/01/24 - 6h46

Os Estados Unidos lançaram um novo ataque contra grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen, Sanaa, neste sábado (13), no segundo dia consecutivo de operações.

As forças norte-americanas e britânicas visaram uma localidade controlada pelos Houthis, supostamente ameaçando navios comerciais no Mar Vermelho.

Desde 19 de novembro, os Houthis vem realizando ataques a navios comerciais no Mar Vermelho em protesto contra a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

O Comando Central dos Estados Unidos informou que o alvo do ataque de hoje foi um radar usado pelos Houthis para atingir embarcações na região.

O presidente dos EUA, Joe Biden, elogiou as forças do país pelo primeiro ataque e expressou disposição para tomar medidas adicionais, se necessário.

Desde novembro, foram registrados cerca de 28 ataques conduzidos pelos Houthis contra navios na região do Mar Vermelho.

Os ataques têm impactado o comércio internacional, afetando a principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo global.

Os Houthis, grupo rebelde aliado do Hamas, reiteraram a promessa de continuar os ataques até que Israel encerre o conflito em Gaza.

Advertiram que atacarão navios de guerra dos EUA, caso o grupo de milícia fosse alvo de ações hostis.


***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais