Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024

2B - Menos de 2 meses após assumir, presidente do Equador decretou estado de exceção em todo o país, após fuga do maior líder criminoso da prisão

Terça 09/01/24 - 6h52

O presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou estado de exceção em todo o país, incluindo o sistema penitenciário, após a fuga do líder da maior quadrilha criminosa de um presídio em Guayaquil.

O estado de exceção permite que as Forças Armadas apoiem a polícia, com vigência de 60 dias e restrições aos direitos de locomoção, reunião e privacidade.

A medida foi tomada devido à fuga de José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, um dos criminosos mais perigosos do país e líder do grupo Los Choneros.

Fito, de 44 anos, cumpria pena na prisão de Guayaquil e é acusado de crimes como roubo, participação em organização criminosa, posse de armas e assassinato.

Apesar de estar preso desde 2011, ele não foi encontrado durante uma operação no centro penitenciário.

O presidente justificou a decisão devido à comoção interna, sendo a primeira vez que decreta estado de exceção desde que assumiu o cargo há menos de dois meses.

A medida busca apoio militar para lidar com a situação e impõe toque de recolher das 23h às 5h, entre outras restrições.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais